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21 de março de 2018

Interesses, conflitos e poder no Mundo Corporativo






·     Interesses
·     Conflitos
·     Poder


As Organizações como Sistemas Políticos - quando se examina as organizações por meio das lentes da política é comum identificar os padrões de interesses concorrentes, de conflitos e os jogos de poder que sempre dominam a cena.  Ao verificar a organização e a administração como um processo político, ficam nítidos os diferentes estilos de governo, os interesses divergentes de cada grupo - o que torna os conflitos algo muito natural em qualquer organização.


As organizações autocráticas, burocráticas ou tecnocráticas têm tanto significado político quanto os esquemas de gestão conjunta de trabalhadores e administração, como os usados no sistema alemão de gestão ou em sistemas mais plenamente desenvolvidos de controle pelos trabalhadores. A natureza política desses esquemas simplesmente é de um tipo diferente, baseada em diferentes princípios de legitimidade.




Logo, pode-se analisar a política organizacional de uma forma sistemática, focalizando a atenção nas relações entre interesses, conflito poder. A política organizacional surge quando as pessoas pensam diferentemente e querem agir diferentemente quando confrontadas com diferentes caminhos de ação.


§  Tarefa
§  Carreira
§  Interesses Pessoais


Todos sabem que o ser humano é movido por interesses particulares, aqueles que podemos entender como metas, valores, desejos, expectativas. São áreas de desejo que todos procuram ampliar ou preservar. - e é neste sentido que entra o fluxo da política, pois se sentimos que nossos objetivos estão ameaçados é comum que tracemos estratégias de defesa para impedir tal acontecimento.


Na política organizacional, muitas vezes existe uma tentativa de conciliar diversas coisas entre elas a tarefa organizacional, ou seja, o trabalho diário, as obrigações com a carreira, sendo suas metas de promoção e a vida pessoal, o tempo com a família etc. A principio essas áreas tentam interagir em harmonia, mas, por vezes existe algum desconforto.


A vida no trabalho não é apenas a realização das tarefas de uma maneira geral, todos acabam trazendo para o local de trabalho, aspirações, metas pessoais, além é claro das suas atitudes, valores, personalidade – isso significa dizer que a soma de todos esses itens influencia na maneira de agir e trabalhar.




A maneira como cada um encara as situações, acaba por mudar o ambiente como um todo e também a forma como são vistas determinadas atribuições que lhes são dadas, ou seja, as pessoas relacionam se com o trabalho por meio de seus interesses pessoais e suas motivações que irão determinar a intensidade, rigidez, carreirismo, jogo, determinação, etc.


Os interesses pessoais de todos os indivíduos podem ser vistos num contexto político, e essa politização aumenta quando existem outros atores em cena, cada um com seus próprios objetivos e personalidade. As interações desses diversos tipos de políticas é o que ilustra a dinâmica política organizacional, clara em todas as organizações.



Organizações como Coalizões

Seria interessante enxergar o termo política nas organizações como sendo compostas por inúmeros grupos formados por pessoas que compartilham das mesmas ideias e opiniões sobre assuntos específicos.


As chamadas coalizações são formadas de maneira formal ou informal, podem ser formadas por integrantes menos ou mais influentes a fim de ter aliados tornando sua ideia mais forte - cada grupo tem um perfil especifico pelo cargo ocupado na organização por exemplo.


Com a existência de diferentes grupos ou coalizações é comum que surjam eventualmente, alguns conflitos que podem ser entre departamentos, pessoal, interpessoal. Os conflitos surgem quando existem conflitos de interesses e sempre estará presente nas organizações.




Alcançar o poder é um interesse comum entre as pessoas, e essa busca pode gerar conflitos, o grau de concorrência depende da política organizacional.


Outros pontos são os interesses conflitantes que ocorrem em fabricas e escritórios, onde os profissionais buscam meios de realizar suas tarefas que tornem o seu trabalho mais fácil – é comum que a administração tenha conhecimento sobre esses artifícios, mas ela deve controla-los da melhor maneira.


Embora todos saibam da importância em se trabalhar em equipe, a natureza de alguns trabalhos combinam elementos contraditórios a isso – também é comum que por diversas vezes os conflitos sejam evidentes, já em outros casos eles são mais ocultos.


Explorando o poder

O poder é a fonte que pode resolver os conflitos existentes, porém, isso depende da maneira de como o líder usa esse poder. Um líder deve ser visto como um parceiro que exerce uma influencia sobre alguém, e não um possuidor do poder, um controlador.


Autoridade Formal - é um tipo de poder em que deve ser respeitado e reconhecido por aqueles que são comandados, ele existe quando uma pessoa tem o direito de comandar.




Fontes de Poder, mais importantes*


Controle de Recursos Escassos - quando um departamento depende da disponibilidade de uma matéria prima determinada, isso pode ser traduzido em poder e a capacidade de influenciar decisões críticas que influenciam sua disponibilidade e localização.


O uso de estrutura organizacional, regras, regulamentações e procedimentos - as regras e regulamentações são criadas e usadas para de uma maneira proativa como um jogo de poder. Todas as regras dão um poder tanto para os controladores, como aqueles que são controlados em uma organização.


Processos de controles decisórios - está relacionado a três elementos importantes: decisões sobre premissas, decisões sobre processos e decisões sobre problemas e objetivos.

·       Decisões de premissas: são pessoas que podem controlar um poder de decisão crucial que podem ser tomadas para uma pessoa que realmente deseja.

·       Decisões sobre processos: são usadas em casos de como as decisões deve ser tomadas, quem deveria participar e quando deve ser tomada. Essas decisões passam para os interessados que irão analisar se irá ser aprovado.


Controle de conhecimentos e Informações - são pessoas que detêm um conhecimento especifico ou informações confidenciais. Além de influenciar as definições das realidades organizacionais, o conhecimento e as informações podem criar padrões de dependência.


Controle de Fronteiras - poder de controlar as transações nas fronteiras. As pessoas que tem acesso a informações críticas que as colocam em uma posição particularmente poderosa para interpretar o que está acontecendo no mundo exterior.


Habilidade de lidar com a Incerteza - está relacionada com o lugar de uma pessoa na divisão de trabalho de uma organização.


Incertezas ambientais - mercados, fontes de matéria-prima e finanças que podem gerar grandes oportunidades e a capacidade de enfrentar seus problemas.


Incertezas operacionais - quebra da maquina de produção ou no processamento de dados, no qual podem ajudar a resolver os problemas como manutenção e restaurar a normalidade das operações.


Controle da tecnologia – é fato que as organizações ficaram dependentes da tecnologia, já que através desta é possível transformar insumos em resultados, ao implantar algo, isto pode influenciar a interdependência entre os departamentos ou subunidades.


Alianças interpessoais, redes e controle de organizações informais - é a busca de novas de alianças, para defender os objetivos e interesses pessoais, o político organizacional desenvolve e cultiva alianças, utilizando sua influencia em todos que possuem as mesmas características.


Controle da conta organização - são indivíduos que criam blocos de poder rival, por exemplo, sindicatos para ter mais poder.


Simbolismo e gerenciamento de sentido - o Poder a que a liderança possui de influenciar as pessoas, fazendo com que estas vejam a realidade.


Sexo e a administração das relações entre os sexos - os altos escalões são constituídos na sua grande maioria de homens, onde as mulheres veem oportunidades, porem, existe preconceito na organização, ate os anos de 1980, as mulheres tinham que enfrentar os homens em seu campo – atualmente, neste século 21 parece que o mundo tende a trilhar por outros caminhos.


Fatores estruturais que definem o palco da ação - possuem grandes atores políticos e estes poderes derivam uma grande variedade de bases, isto pode ser influenciado pela economia, raça, classe, etc., isto forçamos a vermos estes indivíduos como condutores de relações de poder embutido na estrutura.



















Fonte e Sítios Consultados

Fonte: Atividade em classe do 7º. Semestre do Curso de Administração.

Bibliográfica: Imagens da Organização, Gareth, Morgan


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