Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

23 de março de 2018

Geração Floco de Neve




Mesmo quem nunca esteve perto da neve é capaz de imaginar como são aqueles infindáveis flocos de neve – é possível associar a sua forma a uma beleza singular que se soma a sua vulnerabilidade e fragilidade. O que ninguém imaginava é que muitos dos que atingiram a idade adulta na década de 2010 são portadores dessas duas características capazes de defini-los  como geração floco de neve – ou seja, são pessoas extremamente sensíveis aos pontos de vista que desafiam sua visão do mundo e que respondem com uma suscetibilidade excessiva às menores queixas e com pouquíssima resiliência.

Alguns professores de universidades como Yale, Oxford e Cambridge soltaram esse alarme ao notar que a nova geração de alunos que frequentavam suas aulas era particularmente suscetível, com pouquíssima tolerância à frustração e particularmente inclinada a fazer tempestades em um copo de água.

As gerações refletem a sociedade em que vivem
Muitos acreditavam que as crianças puxavam os pais, que nada, as crianças seguem mais os padrões da sua geração que a dos seus pais. É claro que para entender a personalidade e o comportamento de alguém não se pode ignorar o relacionamento estabelecido com os pais durante a infância e a adolescência, mas também é verdade que os padrões e as expectativas sociais desempenham um papel importante no estilo educacional e eles são capazes de moldar algumas características de personalidade. Ou seja, podemos dizer que a sociedade é a terra onde a semente é plantada e os pais são os jardineiros responsáveis por fazê-las crescer.

E sempre existirão os ‘fora do padrão’, aqueles com diferenças individuais, inclusive, é importante salientar que todas as gerações são únicas, todas têm suas metas, seus sonhos e suas formas de comportamento característico que são o resultado das circunstâncias que tiveram que viver e, em alguns casos, tornam-se inimagináveis em outras gerações – o mais importante é não colocar rótulos e ter cuidado ao analisar esse fenômeno para que não se repitam alguns erros e para que seja dada a devida importância às habilidades de vida tão importantes quanto a Inteligência Emocional e a resiliência.



Alguns erros educacionais que criaram a geração “floco de neve”
Superproteção - a extrema vulnerabilidade e a escassa resiliência que essa geração tem com suas origens na educação. Muitos desses são, geralmente, crianças criadas pelos pais com ‘excesso de proteção’ que sempre estão dispostos a pavimentar o caminho e a resolver todos os problemas. E o resultado são essas crianças que não tiveram a oportunidade de enfrentar as dificuldades e os conflitos desse mundo real e assim, não puderam desenvolver a tolerância às frustrações, ou resiliência. É claro que uma dose de proteção é necessária para proteger as crianças, mas quando as impedimos de explorar o mundo, estaremos limitando todo o seu potencial.

O exagero do “eu” - um fator na educação recebida pelas pessoas da geração “floco de neve” foi que seus pais os fizeram sentir muito especiais e únicos. Sim, isso é verdade, todos nós somos únicos, mas é preciso lembrar que essa singularidade não nos dá direitos especiais sobre ninguém, afinal, somos todos tão únicos quanto todos os outros. Esse sentido exagerado do “eu” pode originar o egocentrismo e à crença de que não é necessário tentar muito, afinal, somos especiais e iremos garantir o nosso sucesso com certeza. E só quando percebermos que este não é o caso e que teremos que trabalhar muito para conseguir o que queremos é que aqueles pontos de referência que nos guiaram até esse momento irão desaparecer. Então teremos que enfrentar esse mundo hostil e ameaçador, e muitos podem assumir nessa hora uma atitude de vitimização.


Insegurança e catástrofe - outra característica distinta da geração floco de neve é que eles exigem a criação de “espaços seguros”. No entanto, é curioso que essas pessoas tenham crescido em um ambiente social particularmente estável e seguro, em comparação com seus pais e avós, mas em vez de se sentir confiantes, eles se tornaram temerosos – e esse medo é causado por uma inabilidade de enfrentar o mundo, por uma educação com excesso de proteção que os ensinou a ver possíveis abusos em qualquer ação e a superestimar qualquer evento negativo e buscar transforma-lo em uma catástrofe. E quase sempre eles se bloqueiam em uma bolha de vidro, buscando por uma zona de conforto limitado onde eles se sintam mais seguros.

Como a educação recebida afeta a criança - é importante saber que as crianças estão sempre buscando por pontos de referência nos adultos para processar muitas das experiências que experimentam. Isso significa dizer que uma cultura paranoica, que enxerga abusos e traumas por trás de qualquer ato e responde com superproteção, poderá gerar efetivamente crianças traumatizadas. A forma como os adultos enfrentam uma situação particularmente delicada para a criança, como um caso de abuso escolar, é capaz de fazer a diferença e pode levar essa criança a conseguir superar isso e a se tornar mais resiliente ou em uma criança que fica com medo e torna-se uma criança vítima.


E o resultado?
O resultado de um estilo de parentesco com ‘excesso de proteção’, - aquele que vê perigo em todos os lugares e promove um sentido exagerado de “eu”, são as pessoas que não possuem as habilidades necessárias para enfrentar o mundo real e essas pessoas não desenvolveram tolerância suficiente à frustração, então, ao menor obstáculo elas se sentem desencorajadas – inclusive elas nem foram capazes de desenvolver uma Inteligência emocional adequada, isso faz delas seres incapazes de lidar com as emoções negativas que certas situações suscitam.
Como resultado, elas se tornam mais rígidas que se sentem ofendidas por diferentes opiniões e preferem criar “espaços seguros”, onde tudo coincide com suas expectativas. Essas pessoas são hipersensíveis à crítica e, em geral, a todas as coisas que não se encaixam na sua visão do mundo – e também estão mais propensas a adotar o papel das vítimas, considerando que estão todos contra ou equivocados. Desta forma, elas desenvolvem um local de controle externo, colocando a responsabilidade sobre os outros, em vez de se encarregar de suas vidas e mudar o que podem mudar.
O resultado também é que essas pessoas são muito mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, do estresse pós-traumático à ansiedade e à depressão - na verdade, não é estranho que o número de transtornos de humor só continue aumentando ano após ano.







Fonte e Sítios Consultados
Mistler, BJ et. Al. (2012) The Association for University and College Counseling Center Directors Annual Survey Reporting. Pesquisa do AUCCCD ; 1-188
·         *Artigo original publicado no site Rincón Psicologia e adaptado pela equipe da Revista Pazes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog