Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

30 de janeiro de 2016

Ambiente VUCA e a Complexidade da Sociedade Contemporânea




Vivemos atualmente dias cercados de dificuldades que interferem diretamente nas nossas tomadas de decisão. É como se estivéssemos dirigindo rapidamente por uma estrada sem saber exatamente onde ela vai dar e quanto mais nos apressamos em chegar, mais perdidos ficamos - este é o retrato do Brasil neste ano de 2018. Ou seja, o Brasil se encontra em um estado de ampla instabilidade Política que paralisa as tomadas de decisões 'que são realmente importantes para os brasileiros' e isso só aumenta ainda mais as muitas perdas 'incalculáveispara o povo brasileiro.
Esse tipo de ambiente é conhecido como VUCA - sigla oriunda do vocabulário militar americano, onde surgiu a sua origem, e hoje também traduz ideias de liderança estratégica que se aplicam em uma ampla gama de organizações, incluindo todo tipo de organização.  
A saber: o conceito VUCA expressa à complexidade da sociedade contemporânea, devido à interdependência e a globalização, situações que antes tinham pouco impacto, mas que agora refletem em toda sociedade. Por exemplo, a baixa do preço do Petróleo obrigou vários pontos de comércio a reduzirem drasticamente as suas linhas produtivas devido ao encolhimento desse setor. Ou seja, a interdependência é uma realidade no mundo globalizado e deve fazer parte da gestão de riscos!

Fatos históricos sobre o VUCA: encontramos na história militar o General Prussiano CLAUSEWITZ (1780-1831), escritor da obra intitulada "Da Guerra", que teve como referencial histórico as Guerras Napoleônicas. Sabe-se que Clausewitz parte da premissa que a guerra não possuía regras fixas e que seus princípios não eram dogmas inflexíveis. Isso quer dizer que seus conceitos são reflexões filosóficas sobre a condução da guerra, ele ainda antevê a importância do contexto psicológico e social, no campo estratégico. Ao levar em consideração estes dois contextos: a incerteza e o acaso, já que eles sempre devem ser levados em consideração em uma tomada de decisão em um campo de batalha. – Em outras palavras isso significa que existem outros fatores que não são só militares e eles devem entrar na análise de todo comandante, Afinal a guerra é o domínio do esforço e do sofrimento físico – e para poder resistir é preciso certa força física e moral que, inata ou adquirida, pode tornar indiferente a estes fatores.


Vamos entender o significado do termo VUCA

V = Volatilidade (volatility). É a natureza, a velocidade, o volume e a magnitude da mudança que não se encontra num padrão previsível. A volatilidade é turbulência, um fenômeno que está a ocorrer com mais frequência que no passado. Ela é marcada pelo ritmo elevado com que ocorrem mudanças com impacto na vida das sociedades desenvolvidas e, concomitantemente, nas suas organizações. Assim, no atual contexto de uma Era da Informação e do Conhecimento, os dados e as evidências existentes no momento presente podem não ser suficientes para a tomada de decisão. Antecipar e prever o que pode acontecer, por exemplo, durante o período de execução de um projeto, são dimensões, por vezes, absolutamente decisivas.

U = Incerteza (uncertainty). Simboliza a falta de previsibilidade em assuntos e acontecimentos. É uma característica do contexto marcada pela necessidade de se assumir que o conhecimento sobre uma dada situação é sempre incompleto, potencializando deste modo o aparecimento de opiniões divergentes sobre a melhor estratégia a prosseguir, exigindo uma cuidadosa análise do risco. De fato, é cada vez mais difícil levantar cenários futuros com base em acontecimentos passados.


C = Complexidade (complexity). Significa as inúmeras causas difíceis de compreender e os fatores atenuantes (tanto dentro como fora da organização), que estão envolvidos num problema. É a característica do contexto envolvente que está associada à dificuldade de compreender o resultado das interações dos vários componentes de um sistema, uma vez que estes raramente são de natureza mecanicista e linear. A Teoria da Complexidade mostra uma interdependência essencial de todos os fenômenos. Assim sendo, a assunção de fenômenos complexos, no seio de uma organização, impõe a necessidade de admitir interações não lineares entre os componentes do sistema, com consequências que se multiplicam rápida e imprevisivelmente. Característica mais do marcante do século 20 e 21!



A = Ambiguidade (ambiguity). Representa a falta de clareza sobre o significado de um acontecimento. Pode significar também as causas e os "quem, o quê, onde, como e por que" por trás das coisas que estão a acontecer, que são difíceis e pouco claras de determinar. Também descreve um tipo específico de incerteza que resulta de diferenças na interpretação quando as evidências existentes são insuficientes para esclarecer o significado de um determinado fenômeno. Na prática, no âmbito da gestão das organizações, a consequência deste fato é a elevada probabilidade das lideranças poderem interpretar, legitimamente, eventos de formas diferentes, aumentando significativamente a probabilidade de erros na interpretação dos mesmos. A imprecisão da realidade, o potencial de erros de leitura, os significados misto de condições; a falta de ação, confusão entre causa e efeito e a falta de clareza.




Estes elementos apresentam o contexto no qual o mundo vê o seu estado atual e futuro. A relevância do VUCA é relacionada com o modo de como as pessoas enxergam às condições de tomada das decisões, do planejamento futuro, da geração de riscos, da adaptabilidade à mudança e as resoluções dos problemas.


 Os Princípios do VUCA tendem a moldar as capacidades, afinal, eles possibilitam:
 - Antecipar questões que moldam as condições
 - Compreender possíveis consequências sobre questões e ações

- Avaliar a interdependência das variáveis

- Antecipar-se para enfrentar realidades e desafios alternativos

- Interpretar e aproveitar oportunidades relevantes



  O mundo VUCA baseia-se na própria gestão de riscos, lidando com cenários complexos e altamente dinâmicos, onde se exige dos gestores:


- visão do todo e não da parte (lembram que é preciso enxergar a floresta e não só a árvore!);
 - grande velocidade na tomada de decisão (o movimento é mais importante, não podemos ficar parado, se ficarmos o inimigo mata! O ótimo é inimigo do bom, conhecem?);

- não ortodoxia, pensar fora da caixa, não dogmatizar soluções, ser criativo diante das incertezas;
 - colaboração e ‘co-criação’ entre as equipes, redes de colaboração, estar conectado para o entendimento rápido do contexto;

- agilidade, saber mover-se com grande flexibilidade, possuir estrutura leve para poder carregar.


É importante saber que para alcançar o sucesso no mundo VUCA é necessário entender o novo conceito de Gestão de Riscos. Por esta razão a Gestão de Riscos deve ser internalizada nas empresas de forma a estar presente em todos os processos e níveis organizacionais. Com isto a média e alta gerência das organizações sempre estarão aptas a lidarem com esse novo mundo - o que possibilita a empresa uma grande vantagem competitiva frente aos seus adversários. Podemos dizer que na maioria das empresas contemporâneas, o VUCA é um código prático para a consciencialização e prontidão.













Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br

Brasiliano, Antonio Celso Ribeiro, Doutor em Science et Ingénierie de L’Information et de L’Intelligence Stratégique pela UNIVERSITÉ EAST PARIS - MARNE LA VALLÉE – Paris – França.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog